R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

Departamento pessoal: a serviço da sua empresa

Com a chegada da tecnologia nas empresas, o departamento pessoal faz-se muito importante para gerenciar o fator humano

O cenário atual do universo empresarial é visto com massiva inclusão tecnológica. Com isso, muitas pessoas, profissionais de diversos segmentos, sentem-se ameaçados por uma ocupação da tecnologia em suas funções de trabalho, dando, assim importância ao departamento pessoal às empresas.

Para alguns profissionais, a tecnologia veio para ocupar o lugar do fator humano. O que sustenta esse argumento é o evidente crescimento de empresas de tecnologia que estão abrindo e o número de serviços dentro de empresas que tão utilizando-se do fator tecnológico.

Justamente nesse momento entra o fator departamento pessoal, para conseguir extrair o melhor da tecnologia e do fator humano, para que ambos se completem e a empresa seja beneficiada com isso.

Analise interna

O departamento pessoal inicia o seu trabalho prezando pelo autoconhecimento e pela autocrítica em diversas esferas. A empresa precisa ter uma identidade, e essa analisada de forma interna, assim com os departamentos e os funcionários, sabendo as suas funções, para onde ir, o seu valor etc.

É a partir dessa análise interna que gera-se valor ao funcionário e como ele atuará em conjunto com os fatores tecnológicos da empresa em que ele trabalha.

Outro fator que agrega o autoconhecimento é traçar os pontos fortes da empresa, funcionário e departamentos.

Ou seja, é através do departamento pessoal que junta-se o fator humano em conjunto com o tecnológico.

Onde entram as máquinas na história

Senta que lá vem o susto: o relatório “The Future of Jobs” (na tradução ao português, O Futuro dos Empregos) apresentado no Fórum Econômico Mundial mostrou que até 2025 muitos empregos serão extintos devido ao advento das máquinas, que hoje já são responsáveis por 29% dos horários de trabalho nas empresas de todo o mundo.

Mas aí você pode perguntar: você não disse que tudo se ajustaria e que as máquinas vêm para ajudar os seres humanos e não roubar os empregos?

É exatamente aí que entra o departamento pessoal, para extrair o melhor de cada funcionário e departamento, para adaptar funções e colocá-las lado ao lado com as tendências da tecnologia.

O que tiramos é…
Que o departamento pessoal é um braço da empresa na sua relação com os seus funcionários, extraindo o melhor da equipe e adequando as funcionalidades para um melhor rendimento de produtividade dos funcionários para com a empresa, podendo, também, extrair o melhor possível de fatores como, por exemplo, a tecnologia, que chega para ser braço agregador da empresa.