R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

7 despesas que a sua empresa pode reduzir agora mesmo na Zona Sul

O crescimento de sua empresa na Zona Sul está diretamente ligado a uma gestão dinâmica e consciente que combine redução de custos com bons investimentos. Organização e planejamento devem fazer parte do dia a dia do seu negócio. Segundo o Sebrae, um dos motivos que levam ao fechamento prematuro de uma empresa é a falta de gerenciamento da gestão básica. Você não vai querer que a sua empresa faça parte dessa estatística, vai?

O desenvolvimento de uma consciência no uso dos materiais do escritório, a otimização do uso da energia elétrica são exemplos de boas práticas empresariais que podem reduzir bastante os gastos de sua empresa. Para ajudar a controlar ainda mais esses recursos, você pode contar com uma planilha de fluxo de caixa do Excel como apoio. Uma planilha específica para controle de gastos também ajuda. Desta forma, é possível acompanhar a redução diária e quando fechar o mês o resultado mensal.

Muitos empresários acabam perdendo valores consideráveis mensalmente por não saberem controlar seus custos operacionais. Para te ajudar nessa importante tarefa, reunimos 7 despesas que você pode reduzir agora mesmo para evitar que seu dinheiro vá parar na lixeira.

Fotocópias e impressão

Por desconhecer os reais custos operacionais nos mais variados setores do seu negócio, muitos empresários chegam a considerar como irrelevantes os gastos com fotocópias e impressões. No entanto, é onde as companhias costumam perder bastante dinheiro por causa do mau uso.

Uma boa forma de economizar, neste ponto, é desenvolver uma política de consciência ambiental, realizando a impressão apenas daquilo que é realmente necessário. Oriente seus funcionários a sempre que possível utilizarem arquivos digitais e quando for necessário imprimir, utilizar os dois lados da folha (a maioria das impressoras já vem com essa função integrada) ou mesmo aproveitar rascunhos. Imprima em apenas um lado da folha o que deve ser entregue para os clientes. A soma de pequenas ações gera grandes resultados.

Energia elétrica

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas despesas da maioria das empresas. Aproveitar a luz solar, manter lâmpadas de corredores e salas vazias apagadas são boas formas de começar a economizar. Outra maneira é desligar lâmpadas, computadores e demais aparelhos elétricos ao sair, durante os horários de almoço e durante a noite. Não deixe os equipamentos em standby, pois continuam a consumir energia nesse modo.

O ar condicionado deve ser usado com moderação. Adote o hábito de desligá-lo e manter as janelas abertas pela manhã quando a temperatura estiver mais amena. Esta ação favorece a troca do ar no ambiente de trabalho deixando-o mais saudável e contribui para a economia de energia.

Telefones e internet

Essas são ferramentas indispensáveis em toda empresa atualmente. É difícil imaginar uma empresa funcional sem ao menos um dos dois itens. Mas para reduzir gastos com telefone e internet é bem fácil. Primeiro você precisa saber qual é realmente a necessidade de sua empresa: se realiza mais ligações locais ou interurbanas, se elas são para telefones fixos ou móveis. O mesmo vale para a internet, você precisa saber qual a velocidade necessária para suprir a sua demanda.

Feito isso, você pode contratar o serviço mais adequado à sua empresa. Dê preferência a planos corporativos. Usando o CNPJ da sua empresa você pode aderir a planos muito mais econômicos para sua empresa. Compare as operadoras, faça orçamentos e feche o melhor contrato.

Copos de água e café

A pausa para o cafezinho pode estar te trazendo prejuízos. Os copinhos descartáveis utilizados para beber café e água geralmente têm um consumo elevado nas empresas. Uma solução criativa é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais. Sua empresa pode até fornecê-las para os funcionários. Apesar do custo inicial será um bom investimento com a redução dos copos de plástico. É interessante que sejam personalizadas e que cada um tenha a sua. Assim, não há desculpas para não usá-las e você pode deixar os copos descartáveis apenas para os clientes.

Contratação e demissão de funcionários

Ao contratar ou demitir um funcionário, sua empresa deve estar consciente dos gastos envolvidos nesse processo. Desde os custos com o treinamento e adaptação do funcionário na contratação, até os direitos trabalhistas na hora da demissão devem ser considerados. Antes de empregar, verifique se o colaborador é realmente necessário naquele momento e fique atento à forma de contratação.

Se o trabalho a ser desempenhado pelo novo funcionário não fizer parte da atividade rotineira da empresa, ou para atender demanda específica, considere a terceirização ou a contratação de profissionais autônomos. Você deve analisar cada demanda em particular e escolher o mais favorável para cada situação.

Estoque mal planejado

É comum encontrar nos estoques das empresas produtos com baixa rotatividade e em larga escala. O setor de compras de sua empresa deve estar antenado às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos por sua empresa. O capital aplicado em produto que não tem giro faz você perder dinheiro, pois além de não render, te trás gastos com armazenamento e possível deteriorização. Procure planejar as suas compras de acordo com suas vendas. Investir em um software de controle de estoque pode ser interessante para evitar esse tipo de perdas.

Regime de tributação

É consenso que o custo com impostos e tributos pagos pelas empresas no Brasil é muito elevado. Além disso, muitas empresas chegam a pagar mais caro por terem optado por um regime de tributação inadequado para o seu negócio. É aconselhável que você contrate uma consultoria especializada antes de fazer essa escolha. Se não foi o seu caso, você pode estar perdendo bastante dinheiro. Procure seu contador e simule os gastos do seu negócio nos regimes de Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional, pois cada um conta com alíquotas e deduções próprias que podem diferenciar muito de uma empresa para a outra.

É interessante que você defina metas de redução de despesas e envolva toda a sua equipe neste objetivo. Lembre-se que seus funcionários devem ser seus maiores aliados. O desenvolvimento de uma cultura de redução de gastos somada à manutenção da qualidade dos seus produtos e serviços só pode resultar em sucesso para o seu negócio.

Conte-nos o que você já tem feito para reduzir as despesas de sua empresa. Sua experiência é muito importante para nós.

Fonte: blog.contaazul.com

Faim Contabil

Contabilidade na Zona Sul