R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

Como Empreender? Será que sou empreendedor?


Primeiramente vamos a definição de empreendedor e empreendedorismo, que por sua vez, existem várias.

Resumidamente, empreendedor para mim é aquele que busca resolver problemas de forma criativa e inovadora, que planeja, que realiza, que assume riscos e faz acontecer.

Existem características que nos ajudam a descobrir se temos uma veia empreendedora… mas não se preocupe se você não as tiver, pois o melhor de tudo é que elas podem ser desenvolvidas. Veja abaixo algumas delas:

  • desejo de realização;
  • possuir iniciativa e liderança;
  • planejador;
  • busca conhecimento;
  • ter foco;
  • ser determinado;
  • ser proativo;
  • ter visão de futuro;
  • ser criativo e inovador;
  • ser resiliente;
  • fazer acontecer.

contabilidade

“O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa.” Pedro Passos, Natura

“Empreender é acreditar no seu sonho, fazer com que mais pessoas acreditem nele e transformar tudo isso num sonho de um monte de gente. Sozinho fica pequeno. Tem que ser em time.” Arnold Correia, SubWay

Hoje empreendedorismo é definido como uma ação criativa, ousada, de risco calculado, direcionada à criação de algo novo a fim de solucionar problemas. O empreendedorismo exige que busque conhecimento, tenha iniciativa, desenvolva habilidades necessárias ao enfrentamento das dificuldades, criatividade, muita coragem para enfrentar os obstáculos, energia para estar preparado e muita persistência para fazer acontecer e em alguns casos, realmente tornar o impossível possível.

O empreendedor precisa desenvolver certas características que determina a sua escala empreendedora, ou seja, quanto mais deste perfil você tem ou potencializa, mais terá um perfil empreendedor de sucesso. O empreendedor é criado através da combinação de habilidades que possui ou são adquiridas, e o quão empreendedor é depende do nível destas habilidades e competências. Quanto mais se trabalha para aumentar ou potencializar estas habilidades e competência, maior as suas chances de ser um empreendedor de sucesso.

Empreendedor Corporativo (intraempreendedor) é aquele que busca a inovação, solucionar problemas de forma criativa e possui muita iniciativa. É o funcionário que empreende novos projetos na empresa que trabalha. Existem vários profissionais dentro das organizações com perfil empreendedor, inclusive é o perfil que as empresas inovadoras mais estão buscando. Quando a empresa possui uma política que contribui ou incentiva este tipo de atividade, as chances é que estas pessoas se destaquem e façam realmente a diferença dentro da empresa, ao contrário, geralmente estarão frustradas, com o sentimento de que poderiam estar contribuindo mais e alcançando melhores resultados.

Empreendedor Startup (cria novos negócios que podem ser escalados rapidamente) está preocupado em criar novos negócios e empresas, totalmente inovadoras e que possam causar um impacto acelerado no mercado.

Empreendedor Social (empresas com missão social) possui o seu diferencial na motivação, que sempre tem cunho social. A preocupação do empreendedor social está no impacto social que irá gerar, quais os benefícios estará proporcionando, através de soluções eficientes e eficazes. Visa a melhoria da sociedade através dos seus projetos de desenvolvimento social e humano, ao contrário do que muitos pensam, não é como uma ONG (sem fins lucrativos), apenas não é o principal objetivo.

Empreendedor de Negócios é aquele que tem ou necessita ter um ou mais negócios. Pode estar empreendendo por opção ou por necessidade, mas possui as características de um empreendedor. Em alguns casos começa um negócio em paralelo, como plano B, e depois que o negócio cresce assume completamente, em outros casos, vai iniciando novos negócios simplesmente pelo prazer de inovar, de correr riscos e encontrar novas oportunidades, ou até mesmo, pode ter herdado uma empresa.

Os negócios podem ser pequenos, médios ou grandes. Importante não confundir com pessoas, que apenas abrem uma empresa e tentam gerencia-la. O empreendedor possui a característica de estar sempre atualizando, inovando, criando, está comprometido, preocupasse com o negócio e busca resultados.

O que vai diferenciar o empreendedor das outras pessoas é a sua maneira de perceber a mudança, lidar com as oportunidades e problemas, pois possui iniciativa que gera mudança no negócio, assume riscos calculados, gera valor para a sociedade e transforma sonhos em realidade. Para o empreendedor não existe barreiras e limites, procura tornar o impossível totalmente possível.

Saiba então que não é apenas ter idéias, você deve colocá-las em prática, independente se a ideia é sua ou não. Empreender é gerar valor, fazer acontecer, tornar possível, seja sozinho ou em grupo, seja em sua própria empresa ou trabalhando para uma. Para empreender só precisa realizar, sem prejuízos é claro.

Você pode ser um empreendedor, visto que suas habilidades são totalmente desenvolvidas e devem ser trabalhadas para melhoria contínua.

E se você errar, não fique lamentando, aprenda com o erro e siga em frente.

Então, foco e ação, rumo sua a transformação.

Vamos nessa!!!

Fonte: administradores.com.br

Faim Contabil

Contabilidade na Zona Sul