R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

A importância da contabilidade gerencial no gerenciamento de empresas

Conheça a importância da contabilidade gerencial na hora de tocar a sua empresa

Grandes são os desafios do gerenciamento de uma empresa, e um desses desafios se refere a parte de contabilidade financeira. Alguns empresários acham que podem tirar de letra esse quesito, que são competentes o bastante para cuidar de todos os aspectos que cercam as finanças do seu negócio, mas se enganam redondamente. Dessas vezes, algumas é por pura presunção, em outras não passam de falta de conhecimento e por fim são empresários que possuem certa restrição com outras pessoas tendo autonomia financeira para com o seu negócio. Em todos esses aspectos, você deverá mostrar, com seriedade e competência, que a contabilidade financeira nada mais é que um grande aliado ao empreendimento em questão. Você precisará entender que a contabilidade financeira joga junto, é uma parceira, aliada.

Sendo assim, saiba que ao firmar parceria com uma contabilidade financeira, terá uma preocupação bem grande a menos e ao mesmo tempo poderá alavancar a renda dos seus negócios após estudos estratégicos feito pelos profissionais da empresa, onde desenvolverão projetos de posicionamento financeiro, para que a sua empresa venha a investir melhor, gastar menos em cargas tributárias e não venha a gastar o dinheiro conseguido a torto e a direito.

Para isso, é importante que o empresário não poupe esforços para buscar a contabilidade financeira mais competente e que lhe passe a maior confiança.

  • Funções

São inúmeras as funções que podem ser desenvolvidas dentro de um processo de contabilidade gerencial. Funções que giram em torno da gestão financeira empresariam, mas que abrangem em processos de estudos de mercado interno e externo, a fim de descobrir como reter o máximo de dinheiro de contribuições financeiras e investir cada vez mais para o alavancamento do negócio.

Dependendo da forma de trabalho, a contabilidade pode otimizar o serviço de diversos departamentos interno da empresa parceira, gerando um desafogamento de funções e até mesmo um desafogamento financeiro nos departamentos. Matando assim, dois coelhos em uma única cajadada, já que dará mais qualidade de vida aos funcionários e desafogará o patrão financeiramente.

Algumas ferramentas não financeiras como o Valor Agregado de Mercado e o Valor Econômico Agregado são comumente usadas por esses departamentos financeiros, também.

Então, é importante que a empresa venha procurar uma contabilidade financeira que dê um suporte sério e competentes. São inúmeras empresas que fornecem esse tipo de serviço no mercado, mas é importante que o empresário esteja atento nos diferenciais e o quanto ela conversa com os princípios e valores da sua empresa em questão de foco específico. Faça uma boa pesquisa para não ter nenhum tipo de arrependimento futuro.

  • Competências

Muitas pessoas acham que um departamento de contabilidade precisa estar atento único e exclusivamente focado em ter conhecimentos financeiros. É claro que um contator precisa imprescindivelmente ter conhecimento econômico, mas são inúmeras áreas que interferem diretamente na economia.

O primeiro conhecimento além que um contador precisa ter é jurídico, por exemplo, pois trabalhará com questões tributárias que mexer diretamente com a legislação do país ou a lei orgânica do município.

É muito importante ter profissionais dentro de um escritório de contabilidade que estejam por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, pois todos esses fatores influem nas condições econômicas do país e do mundo. Como falamos com empresários do setor privado, é fundamental que todos saibam que tudo interfere economicamente e tanto você quanto a contabilidade precisam estar preparado a isso.

Fora isso, é bom ter profissionais apresentáveis, com bom diálogo seja via oral ou escrita. Além de ser, no mínimo, bilíngue, contemplando o inglês (atual dialecto universal) como segundo idioma de domínio.

E isso não se trata apenas de determinado funcionário, mas sim uma questão uniforme para que o departamento contábil seja cada vez mais competente.

Claro que os mecanismos digitais, planilhas online etc auxiliaram no processo, tanto que é extremamente importante que o funcionário do departamento tenha competência suficiente para lidar com esse maquinário virtual para que desenvolva problemas o mais rápido possível através desses mecanismos online.

Uma boa equipe do departamento de contabilidade define bem o empreendimento e um bom departamento contábil da sua empresa pode definir muito quanto ao seu futuro a médio e longo prazo.