Endereço:

R. Dr. Gabriel Piza, 577 - Santana, São Paulo - SP, 02036-011

Whatsapp

(11) 96565-6516

Planejamento estratégico: tudo que você precisa saber

E como um bom serviço contábil pode auxiliar nesse processo

Todo processo vai muito além da usa efetivação, ele faz parte de uma estratégia que visa a manutenção de uma filosofia de trabalho e estudos científicos que fazem parte de um processo duro e trabalhoso, mas que gera resultados dentro do conceito empresarial. Por isso mesmo, por meio de um bom serviço de contabilidade esse planejamento precisa ser feito de um controle de qualidade que busque estratégias que beneficiem a empresa.

Por meio desses serviços de contabilidade serão estudados números e estatísticas de lucro e média de vendas para que haja um planejamento estratégico que influenciará a forma de trabalho da empresa internamente e como ela se apresentará aos seus clientes, podendo gerar mudanças de posicionamento, linguagem e até mesmo oferecimento de linhas e produtos. Mas essas ações não são regras, mas, sim, possibilidades dentro de uma composição de um planejamento que passará por um amplo estudo contábil antes de ser aplicada.

Esse serviço de contabilidade também pode ser importante para que time que está ganhando não se mexa, mas continue ganhando, ou seja, o planejamento estratégico serve tanto para melhor desempenho quanto para manter desempenhos positivos.

PRINCIPAIS INDICADORES DE PLANEJAMENTO

Lucratividade do negócio

Para isso é necessário a definição percentual do lucro da empresa, sem essa informação muito dificilmente você conseguirá manter o seu negócio em atividade, essa informação nada mais é o mínimo do mínimo que o empresário precisa conhecer do seu negócio. Para você retirar em números esse indicador, a medida é a seguinte: lucro líquido dividido pela receita total, vezes cem.

O valor total terá variação de acordo com o planejamento, porte, produto, entradas e saídas da empresa. A estimativa variável, mas quanto mais informações próximas da realidade por meio de um serviço de contabilidade bem específico, mais provável é você ter a realidade em cheio à estimativa elaborada.

Crescimento mensal

Como dissemos, o valor de lucro é variável periodicamente e passa por diversos fatores, uma empresa em atualização e crescimento constante, como uma startup, precisa ter noção de quanto tem sido esse crescimento para fazer um mapa de objetivos. Para definir em porcentagem a receita mês a mês é necessário subtrair a receita atual da receita anterior e dividir o resultado pela receita do mês anterior multiplicada por cem.

Conversão de vendas

Proposta de valor e convencimento de poderio de compra, é a base de proposta com fechamento e define a produtividade da sua estratégia de vendas e campanhas de marketing.  Contrato fechados dividido por clientes atendidos, sempre vezes cem, define a porcentagem de efetivação em conversão de vendas.

Participação no mercado

Volume de vendas dividido pelo faturamento total e faturamento segmentado multiplicado por 100.

É uma prática também denominada Market Share e consiste numa análise de mercado de forma ampla, que demonstra a atuação da empresa, se está sendo produtivo, ou não.

Produtividade

Produto gerado dividido pelo recurso utilizado.

Essa produção pode ser relativizada quando observada de um todo, então para evitar injustiças, o ideal é observa-la de forma setorizada, para que você, como gestor, venha a primar pelos departamentos e funcionários que têm despenhado bem a s suas funções em detrimento de outros que têm prejudicado o trabalho como um todo. Assim como time que está ganhando não se mexe, as estratégias que têm gerado algum resultado prático venham a ser mantida no planejamento e na gestão da empresa.

Funcionários

Número de funcionários dividido pelo período multiplicado por 100.

O Turnover, como é chamado esse tipo de perspectiva, calcula o desempenho dos funcionários por meio de uma análise geral e de departamentos, levantando estratégia motivacionais, cálculo  de metas e comissão e até produtividade para possíveis promoções, dispensas e trocas de departamento.

DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Como há diferentes tipos de indicadores, automaticamente eles serão específicos dentro da realidade e a estratégia pré-definida pela sua empresa.

De modo geral, esses indicadores terão como visão geral a redução de custos desnecessários e a otimização de recursos da empresa.

Existem alguns indicadores estratégicos universais, mas quanto mais próximo da realidade da sua empresa ele for definido melhor é para todas as perspectivas do negócio em si.