R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

Contabilidade e empreendedorismo: a importância de um para com o outro

Ter boas ideias apenas não basta, saiba, então o quão fundamental é o trabalho da contabilidade para o empreendedor

Para que você inicie e desenvolva o seu negócio de forma segura, é muito importante a figura de um escritório de contabilidade. Isso porque é através da contabilidade que você possui uma fonte de informações sobre as questões financeiras e burocráticas muito importante tanto na abertura da empresa quanto em seu desenvolvimento. Então…

O que faz um escritório contábil?

Segundo o SEBRAE (Serviço de Apoia a Micro e Pequenas Empresas), os serviços de contabilidade são os segundo mais procurados no mercado empreendedor. Esse reconhecimento faz com que os profissionais do mercado contábil estejam cada vez mais preparado nesse atendimento ao cliente. Preparação, nesse caso, dá-se por um relacionamento atencioso, muitas vezes pessoal, mas sem perder o profissionalismo do suporte eficaz.

A figura do escritório contábil é de grande importância no desenvolvimento da empresa, já que, segundo pesquisas realizadas pelo próprio SEBRAE, pequenos e microempresas tendem a fechar as portas nos seus primeiros dois anos de atividade, muito pela falta de planejamento estratégico representado na falta de capital de giro, captação de clientes e demais problemas financeiros, estes problemas que podem ser subvertidos em uma parceria com um bom escritório contábil.

O escritório de contabilidade em meio as suas fontes de informação pode estruturar o planejamento financeiro, medição de retorno, além de um planejamento fiscal dentro das questões rigorosamente burocráticas.

Além dessa questão de planejamento, é através do escritório de contabilidade que há um acompanhamento dentro das instituições legais como Cartório Fiscal, Receita Federal, Junta Comercial etc, isso principalmente no processo de abertura da empresa. Ela aberta, a contabilidade já se faz importante nos processos estratégicos de negócio, que muitas vezes passa despercebido pelos empresários de médio e pequeno porte.

A contabilidade nada mais é do que um mecanismo de gestão empresarial que auxiliará o desempenho da empresa através de estratégias e informações, é uma informação empresarial completamente necessária.

Impostos e Tributos

Um grande problema dos empreendedores estão com o governo. Nesse caso, não tem pra onde correr, pois há um controle de imposto definido e para que a empresa seja aberta e faça o seu trabalho dentro da legalidade, precisa atender. Atualmente, o valor a ser entregue para o fisco é de 30% do lucro do seu negócio. Como o empresário não tem para onde correr, ele pode pelo menos tentar prever dentro de uma agenda financeira essa questão tributária.

Você pode prever isso dentro de um processo de assessoria de contabilidade que lhe dará um suporte em via dupla. Da mesma forma que ele auxiliará você fazer essa agenda financeira e não correr muitos riscos com a Receita Federa, você terá nessa perspectiva também o seu controle com os seus funcionários por meio do recolhimento de INSS e FGTS deles.

Questões de Lucros

A margem de lucro precisa estar definida desde o início do projeto, para isso o escritório de contabilidade precisa escrever um planejamento bem definido e mais próximo da realidade, em meio a sua margem de estudo. Nesses casos, assim como a filosofia e os valores da empresa, a margem de lucro precisa ser trabalhada dentro de cada setor.
Quando se há uma definição prognóstica até mesmo a relação entre sociedade e investidores é melhorada, isso porque um estudo específico deixa as claras a gestão de lucro. Por isso, o serviço de contabilidade dão uma segurança maior ao trabalho da empresa, gerando uma creibilidade e uma organização técnica nas questões monetárias. Assim, toda as dificuldades e tempo perdido com as questões de contabilidade vai para o setor técnico específico, o escritório de contabilidade e saindo assim da mão dos gestores que vão desprender seus esforços nas questões internas de produção e desenvolvimento de serviço da empresa.