R. Serra de Bragança, 78 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03318-000

(11) 96565-6516

Como entender que a sua empresa está crescendo

As perspectivas de mudança da sua empresa no avanço de patamar precisa passar por uma gestão de contabilidade para contribuições estratégicas

Quando tratamos de uma empresa, identificar onde está a virada na transição do porte do projeto é bastante complicado para nós, meros mortais e pessoas físicas que acompanhamos a construção do projeto desde o início. Muitos sinais devem ser dados para nos alertarmos que chegou o momento da empresa dar um passo a frente, mudar de patamar, enfim. Mas isso não é o suficiente. Para se colocar em prática é preciso um movimento estrutural para que essa chave não seja tirada do contato fazendo com que o carro pare.
Cabe, então, a identificação dos pontos de virada de patamar da sua empresa, para que, de antemão, você tenha planos estratégicos desenvolvidos para essa circunstância. Afinal, que empresário que monta uma empresa e não tem nenhuma expectativa em crescer, convenhamos…

Avaliação interna

Tem uma música do cantor Nando Reis que se chama “Por onde andei”. Nos cabe fazer uma análise morfológica dos questionamentos internos feito pelo autor da canção e trazer para a nossa realidade empresarial.

A música inicia com a seguinte frase: “Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado…”. Autoavaliação gera descontentamento interno e motivos para se desculpar. Ter esse senso de reconhecimento de erro é muito importante para virar chavinhas fundamentais que gerarão o ponto de virada da sua empresa.

A canção prossegue dizendo: “…e eu entendo as suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam obvias até à uma criança”, esse trecho faz menção ao palmo à frente da sua mão quando você esta irredutível como indivíduo empresarial. O ponto de convergência entre o líder e o chefe também está nesse ponto e precisa de muito cuidado a ser tomado. Têm coisas óbvias que só nós mesmos temos capacidade de nos auto-boicotarmos, através de nós mesmos e as nossas convicções pessoais errôneas, o que é natural, mas precisam ser analisadas e consertadas para que a chavinha mude para o ponto de virada e, consequentemente, de sucesso para a sua empresa.

Por fim, o ponto que chamou a atenção e fez com que a análise da canção fosse inserida ao artigo, o refrão e o nome da música: “Por onde andei”, em que Nando Reis ainda faz uma série de questionamentos pessoais, nos leva ao principal ponto de questão dos empresários à autoanálise. Claro que a intenção da música é outra, mas uma das principais perguntas que todo empresário deve se fazer é: por onde eu tenho andado? Para que coisas que pareceriam obvias até para uma criança não venha se tornar pontos de empecilho para você e a sua empresa, por exemplo.

Lidando com a virada

Cabe ao próprio empresário chegar a esse ponto de virada, mas a sua identificação é realmente bastante complicada para quem vive o processo diariamente. Mas a forma com que a empresa é organizada desde o princípio trabalha bem metas e fases que culminam numa mudança de patamar. Nesse momento, cabe uma reunião geral com a sua equipe para revisão de tarefas, releitura de desempenho para reorganizar as funções e potencializar qualidades de acordo com o novo patamar da empresa, pra não haver retrocesso.

Serviços de contabilidade possuem importância estratégica para empresa, apresentando figuração detalhada de desempenhos e afins para que a empresa venha ter noção onde e como explorar e não fazer do ponto de virada um ponto de declínio posterior para empresa. Queimar etapas é bastante perigoso nesta situação.

A contabilidade é importante

Muito às escuras nas empresas, a contabilidade mostra muito a sua importância nesse ponto de transição e crescimento da sua empresa. Muitos acham que ela sobrevive apenas mediante aos fatores legais, na apresentação de balanços e levantamentos financeiros, porém, a sua importância pode ir além, com toda a questão organizacional e estratégica para que esse ponto de transição de patamar da sua empresa venha ser vivido e desfrutado por você a sua equipe passo a passo, sem atropelar etapas e comprometer o processo natural de todo empreendimento.