Cresça independentemente do que aconteça, mas nunca se esqueça da gestão contábil para definir a melhor estratégia para o crescimento da sua empresa
Quando falamos na expansão empresarial de determinado negócio, estamos, de forma intrínseca, falando sobre gestão contábil. O modelo de contabilidade utiliza das ferramentas contábeis na gestão da empresa, justamente para auxiliar no processo de administração do empreendimento. Mas toda expansão têm as suas formas, tanto que, por isso, a gestão contábil torna-se tão importante.
Para que a estratégia de gestão da sua empresa venha ser definida de forma mais assertiva possível, é necessário que se tenha conhecimento da operação e da medida proporcional do crescimento.
A noção da importância da gestão contábil na saúde desses processos você pode acompanhar em mais um texto da série de artigos que tem abordado o crescimento empresarial.
Abrir outra unidade da empresa
Quando falamos em expansão, a primeira coisa que todo empresário pensa é dobrar o número de empreendimentos. Se a empresa tem uma sede fixa, abre duas, se tem duas, vai para a terceira, e assim sucessivamente. Entretanto, toda ação arrojada como essa depende de uma gestão contábil para balancear se é, ou não, o momento de tomar a atitude e se ela irá reverter em algo positivo.
Contudo, proporcionalmente, o trabalho aumentará e é aí que a gestão contábil precisa equilibrar o crescimento da sua empresa, para que ele não venha se tornar o responsável por um futuro declínio, não acompanhando as suas ações e o seu poderio com as demandas solicitadas. Você precisa entender que a sua marca está em jogo e que, de duas, uma: ou você segura a expansão ou deixa a linha de frente das ações da sua empresa, passando a dedicar à expansão. Tomar essa atitude é um ponto estratégico muito importante ao jogo empresarial.
A gestão contábil pode ajudar das seguintes maneiras:
- O lucro tem crescido proporcionalmente com o sucesso da sua empresa?
- A sua empresa pode crescer? Como? Para onde? Certifique-se de outras campanhas do tipo para ter essa resposta;
- Tenha um plano de negócios integral;
- Seja estratégico na escolha da localização física da empresa, considerando o público-alvo, o fluxo de pessoas e o impacto local da sua nova empresa ser montada neste determinado endereço;
- Nunca, jamais, em nenhuma circunstância, deixa de lado o poderio da internet.
Abrir franquias
Um paralelo ao abrir novas unidades da empresa, assumindo um risco de forma individual, é encontrar parceiros, empresários (de preferência de médio e pequeno porte) para franquiar o seu negócio. Mas é importante que, nesses casos, você não assuma o risco escolhendo qualquer empresa, mas, sim, de preferência pessoas conhecidas ou na qual você conheça o tipo de trabalho prestado. E a tendência é que essa decisão de franquiar seja um grande benefício para ambas as partes.
Cabe a gestão contábil auxiliar na questão legal e burocrática para que todas as partes venham a contribuir e ganhar algo dentro do acordo.
Confira os cuidados que a gestão contábil tende a tomar no processo de acordo de franquia.
- Atenção total em todo o processo, principalmente no momento em que a questão contábil controla os dados da gestão de qualidade do produto ou serviço ofertado pela empresa, já que ela precisa estar sempre elevada dentro do contexto da empresa;
- Sempre esteja atrelado e com parceria com empresas de tecnologia de informação, os populares TI, pois a internet, já nem é mais o futuro, mas, sim, o presente do empreendedorismo;
- Planejamento, é a principal parte da gestão contábil no crescimento da sua empresa. Fazer com que um negócio único passe para o sistema de franquias é bom, mas trás desafios que precisam ser cumpridos com um bom planejamento e gestão contábil.
O trabalho durante o processo de crescimento prático da empresa é sempre trabalhoso. Por isso que a gestão contábil precisa estar lado a lado em todos os momentos.